terça-feira, 29 de setembro de 2015
AGRANJA DO SILÊNCIO
Na instrumentalidade
“Como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 14:7.)
Cada companheiro de serviço cristão deveria considerar-se instrumento nas mãos do Divino Mestre, a fim de que a sublime harmonia do Evangelho se faça irrepreensível para a vitória completa do bem. Todavia, se a ilimitada sabedoria do Celeste Emissor se mantém soberana e perfeita, os receptores terrenos pecam por deficiências lamentáveis.Esse tem fé, mas não sabe tolerar as lacunas do próximo. Aquele suporta cristãmente as fraquezas do vizinho, contudo, não possui energia nem mesmo para governar os próprios impulsos. Aquele outro é bondoso e confiante, mas foge ao estudo e à meditação, favorecendo a ignorância.Outro, ainda, é imaginoso e entusiasta, entretanto, escapa sutilmente ao esforço dos braços. Um é conselheiro excelente, no entanto, não santifica os próprios atos. Outro retém brilhante verbo na pregação doutrinária, todavia, é apaixonado cultor de anedotas menos dignas com que desfigura o respeito à revelação de que é portador. Esse estima a castidade do corpo, mas desvaira-se pela aquisição de dinheiro fácil. Outro, mais além, conseguiu desprender-se das posses de ouro e terra, casa e moinho, mas cultiva verdadeiro incêndio na carne. É indiscutível a nossa imperfeição de seguidores da Boa Nova. Por isso mesmo, guardamos o título de aprendizes. O Planeta não é o paraíso terminado e achamo-nos, por nossa vez, muito distantes da angelitude. Todavia, obedecendo ou administrando, ensinando ou combatendo, é indispensável afinar o nosso instrumento de serviço pelo diapasão do Mestre, se não desejamos prejudicar-lhe as obras. Evitemos a execução insegura, indistinta ou perturbadora, oferecendo-lhe plena boa-vontade na tarefa que nos cabe, e o Reino Divino se manifestará mais rapidamente onde estivermos.
Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas
Com promoção do Conselho Federativo Nacional da FEB será realizada de 9 a 12 de outubro a Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas (Conbraje-Nordeste) em Recife (PE), que ocorre após a Conbraje Sul, ocorrida em Guarulhos (SP), em setembro. Os eventos contam com o apoio das Federativas das regiões. Para mais Informações: cfn@febnet.org.br
Refugiados - Visão espírita
Com apenas três anos, o menino Aylan Kurdi, encontrado morto em uma praia da Turquia, conseguiu atrair a atenção do mundo para um problema que até então estava sendo empurrado para debaixo do tapete das nações europeias. Veja o que o espiritismo fala sobre o assunto.
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Pão Nosso
Mãos à obra
“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.”
Paulo (I Coríntios, 14:26)
A igreja de Corinto lutava com certas dificuldades mais fortes, quando
Paulo lhe escreveu a observação aqui transcrita. O conteúdo da carta apreciava diversos problemas espirituais dos
companheiros do Peloponeso, mas podemos insular o versículo e aplicálo a certas
situações dos novos agrupamentos cristãos, formados no ambiente do Espiritismo, na revivescência do Evangelho. Quase sempre notamos intensa preocupação nos trabalhadores, por
novidades em fenomenologia e revelação. Alguns núcleos costumam paralisar atividades quando não dispõem de
médiuns adestrados. Por quê?
Médium algum solucionará, em definitivo, o problema fundamental da
iluminação dos companheiros. Nossa tarefa espiritual seria absurda se estivesse circunscrita à freqüência
mecânica de muitos, a um centro qualquer, simplesmente para assinalarem o esforço
de alguns poucos. Convençamse os discípulos de que o trabalho e a realização pertencem a
todos e que é imprescindível se movimente cada qual no serviço edificante que lhe
compete. Ninguém alegue ausência de novidades, quando vultosas concessões da
esfera superior aguardam a firme decisão do aprendiz de boavontade, no sentido de
conhecer a vida e elevarse. Quando vos reunirdes, lembrai a doutrina e a revelação, o poder de falar e
de interpretar de que já sois detentores e colocai mãos à obra do bem e da luz, no
aperfeiçoamento indispensável.
PÃO NOSSO (pelo Espírito Emmanuel)
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
terça-feira, 22 de setembro de 2015
Pessoas especiais
Em uma data tão especial, não podia deixar de agradecer a Deus pela dádiva de ter conhecido uma pessoa que vive a Doutrina Espírita de forma tão intensa. Obrigada, obrigada e obrigada, Ana Maria Rocha!
Que neste dia tão especial
o Senhor esteja na tua frente
para te mostrar o caminho certo...
Que o Senhor esteja ao teu lado,
para te abraçar e proteger...
Que o Senhor esteja atrás de ti,
para te salvar sempre que precisar
Que o Senhor esteja debaixo de ti,
para te amparar quando caíres
e que te tire das armadilhas...
Que o Senhor esteja dentro de ti,
para te consolar quando estiveres triste...
Que o Senhor esteja ao redor de ti,
para te defender quando outros te atacarem...
Que o Senhor esteja sobre ti
abençoando-te sempre...
Que seus caminhos permaneçam sempre
iluminados, para que você possa
continuar a iluminar também
aqueles que têm a oportunidade de
trilhar com você, um trechinho desta
longa jornada!
Muita saúde, paz, felicidade e alegria...
Tudo de melhor para você...
neste dia tão especial, que é o seu aniversário!
domingo, 20 de setembro de 2015
Grupo Espírita Francisco de Assis - Campos dos Goytacazes
O Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA) é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, localizada na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, e tem como finalidades primordiais:
• O estudo e a divulgação da Doutrina Espírita, com base nos ensinamentos cristãos e nos moldes da Codificação empreendida porAllan Kardec;
• A promoção material e espiritual da caridade, através de ações de assistência social e humanitária.
Está filiada à Liga Espírita de Campos e mantém atualmente, no setor assistencial, em caráter totalmente gratuito, o Albergue Noturno Francisco de Assis, o Clube de Gestantes e o Projeto "Conquistando Artistas Novos Oswaldo de Albuquerque" (CANOA), além de desenvolver variadas atividades doutrinárias e sócio-culturais.
ATIVIDADES DOUTRINÁRIAS E CULTURAIS
• Estudos doutrinários
(segundas-feiras, 19:30h / terças-feiras, 18:30h)
(segundas-feiras, 19:30h / terças-feiras, 18:30h)
• Palestras doutrinárias públicas e passes
(terças-feiras, 20h / quartas-feiras, 16h / domingos, 09h)
(terças-feiras, 20h / quartas-feiras, 16h / domingos, 09h)
• Educação espírita infanto-juvenil
(terças-feiras, 20h / domingos, 09h / domingos, 17h - Mocidade)
(terças-feiras, 20h / domingos, 09h / domingos, 17h - Mocidade)
• Departamento Feminino e Clube de Gestantes
(quartas-feiras, 14h)
(quartas-feiras, 14h)
• Livraria e Biblioteca
(terças-feiras, 20h / domingos, 09h)
(terças-feiras, 20h / domingos, 09h)
http://www.gefacampos.org/
Tá querendo trabalhar? Deus está contratando!
Regeneração Por Volta de 2057 - Haroldo Dutra Dias
Ia deixar para postar depois, mas não resisti. O tempo urge e o chamado aos trabalhadores da última hora está sendo feito. Apressemos-nos
Ia deixar para postar depois, mas não resisti. O tempo urge e o chamado aos trabalhadores da última hora está sendo feito. Apressemos-nos
sábado, 19 de setembro de 2015
Para Refletir:
“Nunca tivemos uma geração tão triste”
A ugusto Cury, o famoso psiquiatra que tem livros publicados em mais de 70 países e dá palestras para multidões no Brasil e lá fora, lançou recentemente uma versão para crianças e adolescentes do seu best-seller Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século. O autor conversou com a gente sobre os desafios de se criar os filhos hoje e não poupou críticas à maneira como a família e a escola têm educado os pequenos. Confira!
Excesso de estímulos
“Estamos assistindo ao assassinato coletivo da infância das crianças e da juventude dos adolescentes no mundo todo. Nós alteramos o ritmo de construção dos pensamentos por meio do excesso de estímulos, sejam presentes a todo momento, seja acesso ilimitado a smartphones, redes sociais, jogos de videogame ou excesso de TV. Eles estão perdendo as habilidades sócio-emocionais mais importantes: se colocar no lugar do outro, pensar antes de agir, expor e não impor as ideias, aprender a arte de agradecer. É preciso ensiná-los a proteger a emoção para que fiquem livres de transtornos psíquicos. Eles necessitam gerenciar os pensamentos para prevenir a ansiedade. Ter consciência crítica e desenvolver a concentração. Aprender a não agir pela reação, no esquema 'bateu, levou', e a desenvolver altruísmo e generosidade.”
Geração triste
“Nunca tivemos uma geração tão triste, tão depressiva. Precisamos ensinar nossas crianças a fazerem pausas e contemplar o belo. Essa geração precisa de muito para sentir prazer: viciamos nossos filhos e alunos a receber muitos estímulos para sentir migalhas de prazer. O resultado: são intolerantes e superficiais. O índice de suicídio tem aumentado. A família precisa se lembrar de que o consumo não faz ninguém feliz. Suplico aos pais: os adolescentes precisam ser estimulados a se aventurar, a ter contato com a natureza, se encantar com astronomia, com os estímulos lentos, estáveis e profundos da natureza que não são rápidos como as redes sociais.”
Dor compartilhada
“É fundamental que as crianças aprendam a elaborar as experiências. Por exemplo, diante de uma perda ou dificuldade, é necessário que tenham uma assimilação profunda do que houve e aprender com aquilo. Como ajudá-las nesse processo? Os pais precisam falar de suas lágrimas, suas dificuldades, seus fracassos. Em vez disso, pai e mãe deixam os filhos no tablet, no smartphone, e os colocam em escolas de tempo integral. Pais que só dão produtos para os seus filhos, mas são incapazes de transmitir sua história, transformam seres humanos em consumidores. É preciso sentar e conversar: ‘Filho, eu também fracassei, também passei por dores, também fui rejeitado. Houve momentos em que chorei’. Quando os pais cruzam seu mundo com os dos filhos, formam-se arquivos saudáveis poderosos em sua mente, que eu chamo de janelas light: memórias capazes de levar crianças e adolescentes a trabalhar dores perdas e frustrações.”
Intimidade
“Pais que não cruzam seu mundo com o dos filhos e só atuam como manuais de regras estão aptos a lidar com máquinas. É preciso criar uma intimidade real com os pequenos, uma empatia verdadeira. A família não pode só criticar comportamentos, apontar falhas. A emoção deve ser transmitida na relação. Os pais devem ser os melhores brinquedos dos seus filhos. A nutrição emocional é importante mesmo que não se tenha tempo, o tempo precisa ser qualitativo. Quinze minutos na semana podem valer por um ano. Pais têm que ser mestres da vida dos filhos. As escolas também precisam mudar. São muito cartesianas, ensinam raciocínio e pensamento lógico, mas se esquecem das habilidades sócio-emocionais.”
Mais brincadeira, menos informação“Criança tem que ter infância. Precisa brincar, e não ficar com uma agenda pré-estabelecida o tempo todo, com aulas variadas. É importante que criem brincadeiras, desenvolvendo a criatividade. Hoje, uma criança de sete anos tem mais informação do que um imperador romano. São informações desacompanhadas de conhecimento. Os pais podem e devem impor limites ao tempo que os filhos passam em frente às telas. Sugiro duas horas por dia. Se você não colocar limite, eles vão desenvolver uma emoção viciante, precisando de cada vez mais para sentir cada vez menos: vão deixar de refletir, se interiorizar, brincar e contemplar o belo.”
Parabéns!
“Em vez de apontar falhas, os pais devem promover os acertos. Todos os dias, filhos e alunos têm pequenos acertos e atitudes inteligentes. Pais que só criticam e educadores que só constrangem provocam timidez, insegurança, dificuldade em empreender. Os educadores precisam ser carismáticos, promover os seus educandos. Assim, o filho e o aluno vão ter o prazer de receber o elogio. Isso não tem ocorrido. O ser humano tem apontado comportamentos errados e não promovido características saudáveis.”
Conselho final para os pais
“Vejo pais que reclamam de tudo e de todos, não sabem ouvir não, não sabem trabalhar as perdas. São adultos, mas com idade emocional não desenvolvida. Para atuar como verdadeiros mestres, pai e mãe precisam estar equilibrados emocionalmente. Devem desligar o celular no fim de semana e ser pais. Muitos são viciados em smartphones, não conseguem se desconectar. Como vão ensinar os seus filhos e fazer pausas e contemplar a vida? Se os adultos têm o que eu chamo de síndrome do pensamento acelerado, que é viver sem conseguir aquietar e mente, como vão ajudar seus filhos a diminuírem a ansiedade?”
Evangelizar através da arte
Grupo de Arte Espírita - GAE
Há 2000 anos
Adaisa Paes, Giselen Freitas, Júnior Freitas( JJ) , Nilda Isabela Freitas, Bruna Santos, Higor José , Ramon, klara e Karem Freitas, etc, etc, etc
Entendendo o Espiritismo
Irmãos, o passe é muito importante na nossa Doutrina. É essencial que os irmãos que forem tomar o passe estejam em harmonia, façam silêncio, respeitem a ordem de chamada para a fila, não escolham os médiuns passistas e que estejam em oração enquanto aguardam a entrada na sala. Roupas adequadas, sem decotes e com cores claras devem ser usadas em qualquer casa espírita.
A disciplina é essencial para que os fluidos positivos possam ser emanados de acordo com o merecimento de cada um. Sempre Jesus!
A disciplina é essencial para que os fluidos positivos possam ser emanados de acordo com o merecimento de cada um. Sempre Jesus!
CARTA DE DEUS
Para começar bem o sábado, deixando sempre um espaço na nossa vida para aquele que é o motivo e a razão de tudo.
Deus!
Você já pensou em receber uma carta de Deus? Se Deus lhe escrevesse, o que será que Ele teria para lhe dizer? Talvez a carta começasse assim:
Olá, como você acordou esta manhã?
Eu observei e esperei, pensando que você falaria Comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, para saber Minha opinião sobre alguma coisa, ou Me agradecendo por algo de bom que lhe aconteceu ontem.
Mas, notei que você estava muito ocupado, tentando encontrar uma roupa que ficasse bem em você, para ir ao trabalho.
Então, Eu esperei outra vez. Quando você correu pela casa de um lado para outro, já arrumado para sair, Eu estava lá. Seriam certamente poucos minutos para você dizer alô, mas você estava realmente muito ocupado.
Você se deu conta de que tinha que esperar alguns minutos e os gastou sentado em uma cadeira fazendo nada. Estava apenas sentado.
Então, vi que você se levantou rapidamente e pensei que você queria falar Comigo, mas você correu ao telefone e ligou para um amigo para lhe contar as últimas novidades.
Eu vi quando você foi para o trabalho e esperei pacientemente o dia inteiro. Com todas as suas atividades, achei que você estaria realmente muito ocupado para dizer alguma coisa.
Notei que, antes do almoço, enquanto esperava a refeição, você olhou ao redor, mas não foi dessa vez. Talvez se sentisse um pouco sem jeito ou com vergonha de falar Comigo em público.
Vi quando você observou alguns de seus amigos fazendo uma breve oração antes do almoço, mas você não teve coragem.
Tudo bem! O dia ainda não havia acabado e Eu tinha esperança que você falasse Comigo hoje.
Você foi para casa e parecia que tinha muitas coisas para fazer. Depois que terminou algumas delas, ligou a televisão e gastou bastante tempo em frente à TV, curtindo a programação.
Eu esperei pacientemente, outra vez, enquanto você jantava, e mais uma vez você não falou Comigo!
Enfim, chegou a hora de ir para cama, chegou a hora de dormir...
Pensei que, naquele momento, você se lembraria de Mim, ao menos para agradecer pelo dia que passou, mas você devia estar muito cansado.
Depois que disse boa noite para a sua família, pulou na cama e dormiu rapidamente.
Tudo bem, talvez você não soubesse que Eu estou sempre ao seu lado.
Mas Eu tenho muita paciência. Muito mais do que você possa imaginar. Desejo ensinar a você como ser paciente com as outras pessoas e como ser bom.
Eu o amo tanto que espero todos os dias um sinal seu, um simples gesto, uma curta oração, um pensamento de agradecimento...
Sabe, meu filho, é muito difícil manter uma conversa sozinho, um monólogo. O bom mesmo é dialogar mas, infelizmente, você não se lembra de Mim.
Bom, amanhã você vai se levantar outra vez para um novo dia. E mais uma vez Eu estarei esperando, talvez em vão, mas com muito amor para você, desejando que você possa dar-Me alguma atenção, um pouco do seu tempo.
Tenha um bom dia!
Seu amigo, sempre presente, Deus.
* * *
Talvez esta suposta carta nada tenha a ver com você, pois você sempre se lembra de falar com Deus. Mas, se alguma coisa lhe chamou atenção lembre-se de que, no mínimo, você deve gratidão a Deus pela vida.Pelo fato de você estar respirando neste exato momento, por estar com saúde, por poder ouvir, falar, andar...
Enfim, agradecer a Deus por lhe ter permitido existir.
Pense nisso!
Redação do Momento Espírita
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Setembro: Mês do idoso
Um pai cuida de 10 filhos, mas 10 filhos não cuidam de um pai.... Valorize o idoso!
Asilo do Carmo recebeu visita de integrantes da Casa de Caridade Maria Franc
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)